Fonte: Quatro Rodas| Por: Rodrigo Furlan | Foto: Rafael Cusato e Silvio Gioia
Nas últimas décadas, o mercado automotivo brasileiro ganhou relevância no cenário global graças à grande quantidade de veículos vendidos, o que, consequentemente, indica um faturamento mais interessante para as montadoras. Assim, nada mais coerente do que reservar algumas atrações especiais para o evento.
Em 2012, o Salão do Automóvel teve algumas premières globais de carros-conceito, com destaque para dois crossovers/utilitários: o Nissan EXTREM, concebido e desenvolvido no Brasil, e o Volkswagen Taigun, cuja produção viria a ser confirmada pela marca alemã para os próximos anos.
Além desses carros globais, isto é, com disponibilidade e viabilidade para serem vendidos em diversos países, as montadoras costumam promover com maior frequência a apresentação de modelos exclusivos para o Brasil. Alguns exemplos disso, em 2012, foram os conceituais Troller TR-X e o Renault D-Cross.
A lista foi renovada em 2014, sobretudo com carros-conceitos. A Fiat, por exemplo, trouxe o FCC4 concept, enquanto a Nissan revalidou sua proposta de um SUV com o Kicks concept. Além disso, algumas exercícios de design foram feitos pela Ford com o EcoSport.